Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam

16 de Abril

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23.4)

Se pela fé o seu coração encontra consolo nas promessas de Deus, então você segue o caminho dos Seus mandamentos, o que quer dizer que você está interiormente curado da sua incredulidade, como diz o profeta Jeremias. Naturalmente as tentações não deixarão de existir. E evidentemente muitas vezes esse caminho fica escuro, mas “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum.” Em outras palavras: a vereda plana, o caminho da justiça muitas vezes conduz a um vale de sombra e morte. Talvez você, que agora está lendo estas linhas, se encontre bem no meio do vale da sombra da morte. O vale é escuro; você nada pode ver diante de si nem atrás de si. Você só pode olhar para cima. Mas isso basta, pois as Escrituras dizem: “…olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.” Assim experimentamos e presenciamos o contrário daquilo que o diabo quer. Pois ele quer que você se amedronte no vale da sombra da morte e desanime em meio às dificuldades. Mas o Senhor quer dar a você, no meio do vale escuro, uma profunda comunhão com Ele. Sim, justamente numa hora assim o Senhor é sua luz e sua salvação! Justamente nesse momento você tem motivo para se alegrar ao invés de ficar atemorizado.

Extraído do livro “Pérolas Diárias” (de Wim Malgo)

37 Respostas

  1. Realmente são lindas as palavras aqui expostas, mas devo resaltar que nos dias de hoje estas palavras são apenas ferramentas utilizadas para alavancar o patrimonio da instituição “igreja”. Veja bem, eu falo da instituição e não da igreja em sí, que é o verdadeiro corpo de Cristo.
    A palavra de Deus se renova a cada dia, mas o uso mal intencionado desta se renova a cada minuto.

    Curtir

  2. Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
    22:19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.

    Curtir

  3. 1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.

    2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.

    3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.

    ldu1919@hotmail.com msn

    Curtir

  4. Gosto muito dessa parte da Biblia porque ela me faz me sentir uma pessoa mais confiante, e mostra que eu não devo temer porque Deus me protejerá

    Curtir

  5. eu tinha um cão chamado bob;

    Curtir

  6. Aqui ó: _|_

    Curtir

  7. O VALE DA SOMBRA DA MORTE
    EU PASSEI POR ELE

    “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo” – Salmos 23

    O salmista Davi desfrutava de uma confiança invejável em Deus e só ele poderia dizer com segurança: ”O Senhor é o meu pastor; e nada me faltará”. A obra de arte pintada neste poema é fantástica.

    Neste capitulo, ao mencionar o “vale da sombra da morte”, Davi, sem duvida, estava falando de um lugar peculiar e famoso pela insegurança para os que por ali transitavam. Existem algumas referências de que ele falava da estrada que liga Jerusalém a Jericó, por onde pastores de ovelhas conduziam seus rebanhos na busca de melhores pastagens. O Bom Pastor quer sempre o melhor para o seu rebanho!

    A passagem conhecida como “Ladeira do Sangue”, era um caminho tortuoso, íngreme e sem nenhuma segurança para os que transitavam pelo local, uma descida de aproximadamente 1.200 metros em apenas 27 quilômetros, com muitos vales apertados de onde, em cavernas construídas nas rochas, ladrões, criminosos e malfeitores espreitavam e emboscavam os viajantes. Muitos tiveram a vida ceifada ao passarem por aquele local. Os abismos formados por penhascos e estreitas trilhas eram algo assustador e muitos pastores viram suas ovelhas despencarem ladeira abaixo perdendo a vida, e só com o auxilio da vara e do cajado as tragédias podiam ser minimizadas.

    No século XXI, muito distante das terras da Judéia, ameaçados pelas incertezas da vida, o “vale da sombra da morte” representa o nosso martírio, as nossas lutas e aflições mais graves. No mundo globalizado de hoje, vivemos rodeados de incertezas, minados na nossa resistência pelas imposições naturais que recaem sobre nós pela velocidade das mudanças. Da forma como elas acontecem somos impossibilitados de nos adaptarmos a maioria delas e as conseqüências são devastadoras empurrando-nos para o “vale da sobra da morte” de nosso tempo. As lutas nos fazem sentirmos sozinhos diante de nossa fragilidade e transpor os caminhos da adversidade nos parece algo tenebroso e intransponível. Quantas vezes já nos deparamos com este vale ou vimos alguém aterrorizado por ter que transpor tal caminho sem estar preparado para tal tarefa. Quantas ameaça de morte nos colocou diante deste vale. No mundo tereis aflições, afirmou Jesus certa vez, mas tende bom ânimo…

    A aproximação com as cenas sombrias desse vale cria em nós um sentimento de medo e espanto, também expõe de maneira clara a nossa fragilidade. No entanto, a visão do cajado, instrumento que o pastor puxa para junto de si a ovelha e a visão de sua vara, com que ele coloca os ferozes agressores em fuga nos faz lembrar do poema escrito por Davi e nos acalma. Assim como a ovelha era algo especial para o pastor e ele dava a vida por ela, nós também recebemos de Deus um cuidado ímpar, algo que não merecemos em razão de nosso pecado e de nossa rebeldia para com os seus ensinos.

    É no “vale da sombra da morte” que aprendemos, de maneira sobrenatural, a conhecer o Bom Pastor, a termos uma intimidade e uma afinidade com ele compreendendo de maneira cristalina o que ele pode fazer por nós. Ele nunca fica longe, quem se distancia do rebanho somos nós que vemos em outras pastagens algo que enchem os nossos olhos e aguçam a nossa curiosidade. O terror e a agonia que aquele lugar nos inspira, faz com que sintamos mais avidamente a presença protetora do Bom Pastor, pois sabemos que os seus olhos estão atentos observando todos os nossos movimentos. Dificilmente poderíamos dizer “não temerei mal algum, porque tu estás comigo” se já não tivéssemos, alguma vez em nossa vida, passado por esse vale de terror.

    Vale salientar que “vale da sombra da morte” fica antes das campinas, dos pastos verdes e das águas tranqüilas às quais o Bom Pastor quer nos conduzir. Ele até poderia usar outro caminho para outras pastagens não tão verdejantes, mas o que acontece ao passarmos por esse vale terrível faz com que valorizemos mais o destino a que somos levados. Há um banquete único a nossa espera.

    O “vale da sombra da morte” pode transformar-se na maior bênção que uma ovelha recebe do Bom Pastor se, como Jó, ao sair dele ela possa afirmar com segurança absoluta: “…antes eu o conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te vêem”. Lembro a você, tenha certeza, o “vale da sombra da morte” é uma passagem obrigatória e inevitável para toda ovelha, até porque os lobos não têm dificuldades, pois ali é a sua habitação natural. Às vezes, os passos curtos do Pastor podem nos parecer longos. Mas, muitas vezes o vencemos correndo e sem percebermos. Uma coisa é certa, dificilmente como ovelhas submissas passamos por ele apenas uma vez. Afinal, ele é o caminho rotineiro dos que precisam aprender a permanecer bem juntos do Bom Pastor.

    Não se assuste com o “vale da sombra da morte”, se você estiver passando por ele agora. Não tema, clame ao Senhor porque ele ouve a sua voz e a sua suplica. Mesmo que a morte o ameace e as angustias do inferno se apoderem de sua vida, mesmo que o aperto e a tristeza sejam uma realidade, não se esqueça de que o Senhor está pronto para livrar a sua alma de todos estes sofrimentos. Não se rebele contra a vara, e veja o cajado como uma proteção especial sobre a sua vida. Extraia da experiência do “vale da sombra da morte” todos os ensinamentos possíveis, mesmo que você precise chegar a exaustão, pois ao sair, você encontrará refrigério para a sua alma e uma mesa posta diante de todos os seus adversários, que por misericórdia do Bom Pastor, estarão vencidos.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com

    Curtir

    • Pastor querido, boa tarde!

      Estou trabalhando muito esses dias (28/12/2011) e tem alguns momentos que me permito parar e descansar a mente! E falando com uma amiga, via MSN, o Espírito Santo ministrou ao meu coração a respeito de uma mensagem que fala do vale da sombra da morte… Busquei o versículo e li a sua mensagem que me edificou muuiiitttooo nessa tarde trabalhosa… Sendo assim, não poderia deixar de comentar a palavra e compartilhar com tantos outros no face! Louvo ao Senhor por nos ter agraciado com pessoas que teem a sensibilidade de nos transmitir palavras que se ajustam perfeitamente aos nossos corações! Muito obrigada! Por ter compartilhado conosco!! Deus te abençoe e o permita sempre! Sou da IECBR com muito ciencia que foi naquele lugar que o Senhor me plantou para compartilhar os frutos dessa geração! Te amo… Como ovelha obediente!
      Como me sinto lisongiada, pois o meu Paizinho querido faz com que nos emocionemos depois de tanto tempo de inscrita essa mensagem! Muito obrigada Senhor… Isso é para Sua Honra e Sua Glória! Obrigada pastor querido!

      Jaqueline Vasconcelos

      Curtir

    • Nossa muito abençoada as suas palavras q deus continue tê usando para abençoar e iluminar cada dia mais e mais as suas palavras para continuar dando muita força para as pessoa q estão passado por momentos como este do vale da sombra da morte ( tribulações )!!! Parabéns !!!

      Curtir

    • Que explicação mais maravilhosa Carlos Roberto Martins de Souza, não sei se foi você que teve toda essa idéia, muito sábia e me ajudou muito, pois muitas vezes queremos levar tudo ao pé da letra e esquecemos que cada história, cada passagem de vida tem seu caminho de vale da morte, que as vezes queremos não passar, mas você bem disse a verdade que ao passarmos estaremos crescendo e levando nossa alma a uma maturidade, precisamos crescer como pessoa e precisamos crescer também como espírito,” Pois quando criança eu pensava como criança, agora adulto devo pensar como adulto” e isso nos leva ao caminho da maturidade pessoal e espiritual.
      Que meu coração nunca esqueça dessas linhas que você traçou aqui e que me ajudou muito no entendimento de minha caminhada na minha comunidade e família. Muiiiito obrigado.

      Curtir

    • Carlos Roberto que maravilha tuas palavras meu amigo eu estou passando e sei que serei vencedora no fim me confortou muito ler o que disse obrigado e Deus seja contigo amado

      Curtir

  8. Ronaldo!

    Curtir

  9. Lembra a entrada do Filme Exterminador do Futuro =D

    Curtir

  10. sabias palavras

    Curtir

  11. Obrigado por essas palavras…me consolam… me fazem melhor. pois DEUS existe, e ele me ama!
    sempre olharei para cima.

    Curtir

  12. é maravilhoso sabe que temos um Deus que toma conta de mim 24 horas.
    porque nesse momento estou mim sentindo aflita.

    Curtir

  13. IRMÃOS,

    NÃO PERMITAM QUE O MAL TOMEM SUAS VIDAS E NEM QUE O AMADRONTEM!
    COMO DITO ACIMA, SE QUALQUER MAL LHE AFRINGIR E SE VOCÊ É UM SERVO(A) RETO, PENSA NA FAMÍLIA E NO BEM DO PRÓXIMO!, DEUS ESTÁ COM VOCÊ! EU AFIRMO! ESSA É A NOSSA VANTAGEM SOBRE O INIMIGO!
    CONFIA A ELE O DIA DE AMANHÃ E NUNCA FAÇA ÀQUELE QUE TER QUER MAL O MESMO QUE FIZERAM COM VOCÊ! NUNCA!
    DEIXE COM DEUS! MESMO QUE O TEMPO PASSE E VOCÊ NÃO TENHA A CAPACIDADE DE RECONHECER A JUSTIÇA DE DEUS, CONFORTA O SEU CORAÇÃO COM A HUMILDADE E O BEM E ENCHE O TEU CALICE COM AQUILO QUE DESEJA AOS SEUS FILHOS E ESPERA, O CONFORTO VIRÁ E NÃO EM FORMA DE MILAGRE. VIRÁ EM FORMA DE PAZ. APENAS SE CONFORTE.
    DIANTE DO SEU INIMIGO, NÃO EMPUNHALE A ESPADA, DÁ A OUTRA FACE E DEUS SABERÁ O QUE FAZER.
    MESMO QUE SEJA DECAPTADO POR QUEM TE QUER MAL, TEU CONFORTO ESTÁ RESERVADO E NO DIA SEGUINTE ESTARÁ EM VERDES PASTOS, COM A CONSCIÊNCIA LIMPA E COM O SEU CORAÇÃO AINDA PURO!
    CONFESSO, LE A BÍBLIA ALGUMAS VEZES MAS NUNCA ENTENDI O REAL VALOR DESTE SALMO ATÉ A HORA DO DESESPERO!
    NO MOMENTO DE ANGÚSTIA, NÃO SOUBE O QUE FAZER, MAS LEMBREI DE JESUS O CRISTO E ME ESPELHEI NELE! NA HORA DA IRA, MINHA MENTE QUASE ME FEZ LUTAR, MAS CRISTO FOI Á CRUZ SEM RECLAMAR E SEM LUTAR PARA QUE NÓS HOJE PUDESSEMOS ENTENDER ISSO!
    NÃO CRÊ NA BÍBLIA? NÃO É UM PROBLEMA, A HISTÓRIA DOS HOMENS CONTA O QUE ACONTECEU E INDEPDENTEMENTE DA MALDADE DO HOMEM EM MANIPULAR AS COISAS, CRISTO ESTEVE NA CRUZ PARA JUDEUS, EVANGÉLICOS, BUDIDASTAS OU QUALQUER CREDO QUE SEJA.

    AGORA, SE VOCÊ SEGUE O MAL E O PRATICA, AMIGO, NÃO TENTE ENCONTRAR CONFORTO NESTE SALMO. OU ADMITE A HUMILDADE DE CRISTO E PARA DE SER INFLUENCIADO OU VÁ SE EXPLICAR COM ELE, HOJE, AMANHÃ OU NA HORA CERTA.

    NÃO DESEJE O MAL E NEM A JUSTIÇA DE DEUS, SEJA SÁBIO E HUMILDE.
    FAÇA O DIA DE AMANHÃ MELHOR PARA VOCÊ E AQUELES QUE ESTÃO AO SEU REDOR, INIMIGOS OU ALIADOS.

    NA GUERRA, DEUS NÃO ESTARÁ DANDO ORDENS AO SEU EXÉRCITO, ESTARÁ COMO REI NO FRONTE E NÃO PERMITIRÁ QUE UMA SÓ ALMA SEJA ASSOLADA PELO INIMIGO.

    CABE A VOCÊ CONSEGUIR O QUE É MAIS DIFÍCIL NESTE MUNDO, SER HUMILDE E SER COMO NOSSO PAI, COMPREENSIVO E MISERICORDIOSO.

    A JUSTIÇA PARA O SERVO É A PAZ E A SABEDORIA.

    TORNE-SE SÁBIO E VOCÊ SENTIRÁ EM SEU CORAÇÃO A CONGRATULAÇÃO.

    Curtir

  14. Preciso de deus agora e de sua ajuda e acredito na força dele apesar de todo esse tempo ter duvidado, agora consegui entender o significado da palavra fe e tenho nele

    Curtir

  15. agradesco todos os dias ao nosso Deus por td que ele tem me dado hoje com fe em jesus cristo eu tenhu uma familia maravilhosa um namorado de deus mais eu orei muito pra isso e tudo que vc pede em oraçao com fe Deus entrega nas maos dele a sua vida o seu trabalho os seus familiares que tudo mudara em sua vida tenha fe irmao pq jesus e pai misericordioso!!

    Curtir

  16. por favor rezem por toda alma que precisa de ajuda!

    Curtir

  17. Salmo Lindo!

    Curtir

  18. ola eu amo esse salmo e me indentifiquei muito com o texto ..eu criei um grupo no face book muito abençoado comvido a todos a estarem postantando sempre uma palavra um versiculo ..algo que o espirito Santo tocou no seu coraçao……esse é o grupo http://www.facebook.com/groups/FAMILIA.CRISTO/

    Curtir

  19. No filme “Nosso Lar” mostra essa passagem. Lindo o filme.

    Curtir

  20. Sábio comentário

    Curtir

  21. Sou ateu por uma infinidade de motivos, mas não intolerante. Respeito e reconheço a importância da religião e da religiosidade na vida de alguns, estava pesquisando esse salmo e acabei entrando nesse blog onde curioso li um pouco e vi que muitas pessoas se dão ao trabalho de virem até aqui desrespeitar a fé alheia.
    Não vamos entrar no merito das igrejas corruptas e dos falsos pastores, existem boas e más pessoas em todos os lugares, mas, a intolerância é burra.
    O meu motivo para pesquisar esse salmo é por que embora não acredite na existência de um deus acho bonitas as palavras desse salmo. “Por que tu estas comigo”… para os fieis e religiosos sua fé os leva a crer que o “tu” se refere a deus, mas, em um momento de angustia e medo uma mão amiga ou alguém que venha a lhe acolher pode ser esse “tu”.
    Independente de que circunstancias moldaram tal frase, vale a reflexão. Mesmo para quem acredita em deus, vale refletir que muitas vezes a pessoa que te protege vive aqui também e merece seu respeito e afeto.

    Curtir

  22. O senhor e meu pastor e nada me faltaras
    Onde o senhor estar eu quero estar
    Me perdoe meu deus

    Curtir

  23. GLRIA A DEUS,, PORISO MINHA ALMA TA MAIS TRANQUILA AGORA LINDAS PALAVRAS DE CONFORTO .OBRIGADO JESUS.

    Curtir

  24. Pai em ti confio olha para mim e tem piedade de mim porque estou solitário e aflito as ânsias do meu coração se tem multiplicado tira-me dos meus a pertos,olha para a minha aflição meu sofrimento a minha dor ,Soberano o SENHOR é meu pastor e nada me faltará, Pai da a saúde da minha filha em nome de JESUS ela vem sendo humilhada tu sabes o coração dela se for da vontade de DEUS…Guia eu na tua verdade e ensina-me,pois tu es o DEUS da minha salvaçõa por ti estou esperando todos os dia, Amém

    Curtir

  25. Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes). Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que desenterre (RSF) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (RSF) venha para MIM , afaste todas aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (RSF) não pense mais nos outros, mas somente em MIM. Que ele me telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém!). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençor e sua vida não será mais a mesma LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas, funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS!

    Curtir

  26. O homem nasce nú…o resto é poluição…acredito ser a religião um dos grandes motivos de desastre da humanidade….a palavra é uma só…é só seguir….o grande mestre já mostrou o real sentido dela…sejamos seres pensantes por nós mesmos…afinal…que atire a primeira verdade …quem nunca mentiu…uma semana abençoada a todos…

    Curtir

Comentários encerrados.