Gênesis 4

17  E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

18  E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.

19  E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

20  E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.

21  E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.

22  E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.

23  E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.

24  Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.

25  E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

26  E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.

Todo Dia Com as Escrituras

Gênesis 4:17-26 (leia aqui)

 Caim, condenado a ser errante pela terra, rejeita a porção que Deus lhe havia designado e se estabelece confortavelmente no mundo. Edifica uma cidade para si e seus descendentes, e ali cada um escolhe uma ocupação que lhe agrada. Porém o progresso social não corrige a natureza humana. A descendência de Caim assemelha-se à de seu antecessor. Encontramos a violenta e provocativa natureza do primeiro assassino da história também em seu descendente, Lameque. É um quadro que nos antecipa a condição do mundo atual, que matou o Senhor Jesus, o verdadeiro Abel. Tudo continua como se nada tivesse acontecido, como se a cruz nunca tivesse existido. Tudo é organizado a fim de que a vida na terra seja tão agradável quanto possível. Nada falta aqui: a ciência, a arte, a indústria e até a religião. Só Jesus está ausente.

Mas em paralelo à linhagem de Caim, temos no final do capítulo outra linhagem que surge discretamente no cenário. Sete assume o lugar de Abel, e então se começa a invocar o nome do Senhor. A vida deste homem justo, que foi tomada pela morte, perpetua-se figuradamente na linhagem da fé, e nos mostra como Cristo, o segundo Homem, estabeleceu uma família que leva Seu nome e vive no temor do Senhor.

Leitor, a qual dessas duas descendências você pertence?