AMOR ALEGRIA GRATIDÃO.

Gênesis 4

1  E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um homem.

2  E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

3  E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

4  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.

5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

6  E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?

7  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

8  E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

9  E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

10  E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

11  E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mào o sangue do teu irmão.

12  Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

13  Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

14  Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.

15  O Senhor, porém, disselhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

16  E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.

Todo Dia Com as Escrituras

Gênesis 4:1-16 (leia aqui)

 Desde os primórdios da humanidade, duas linhagens vêm-se evidenciando. Caim, o primeiro homem nascido nesta terra, é o antecessor de todos que são justos aos seus próprios olhos. Satisfeito consigo mesmo e com seus feitos, sem ter consciência do pecado e suas conseqüências, ele aparece diante de Deus com o resultado de seu próprio trabalho, fruto de uma terra amaldiçoada. Como Deus poderia ter prazer nisto? Abel, o segundo homem, é o antecessor da linhagem da fé. Ele inaugura a lista das menções honrosas de Hebreus 11. O seu sacrifício é “mais excelente” que o de Caim, porque está em consonância com os pensamentos de Deus.

Depois do pecado do homem contra Deus (Gênesis 3), temos aqui o pecado do homem contra seu semelhante. Caim matou seu irmão. E a Palavra, que discerne os pensamentos e propósitos do coração, nos revela o motivo: a inveja. “Por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1 João 3:12). Quando mais tarde o Senhor Jesus veio à terra, os judeus O mataram com a mesma motivação. A perfeição de Cristo coloca em evidência as obras malignas dos judeus. Eles derramaram o sangue do verdadeiramente Justo, e o castigo dos judeus hoje é o mesmo que Caim obteve: eles foram dispersos por todo o mundo e são perseguidos na terra.

Uma resposta

Comentários encerrados.