Ester, uma rainha altruísta

Leitura Bíblica Ester 3.12,13; 4.13-17

(Ester 3:12) – Então chamaram os escrivães do rei no primeiro mês, no dia treze do mesmo e, conforme a tudo quanto Hamã mandou, se escreveu aos príncipes do rei, e aos governadores que havia sobre cada província, e aos líderes, de cada povo; a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou.

(Ester 3:13) – E enviaram-se as cartas por intermédio dos correios a todas as províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer a todos os judeus, desde o jovem até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é o mês de Adar), e que saqueassem os seus bens.

(Ester 4:13) – Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.

(Ester 4:14) – Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?

(Ester 4:15) – Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:

(Ester 4:16) – Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

(Ester 4:17) – Então Mardoqueu foi, e fez conforme a tudo quanto Ester lhe ordenou.

Tema

Quem foi Ester?

Autor

Setor de Educação Cristã

Palavras Chaves

Obediência; altruísmo; coragem; prontidão para ouvir; ação; estratégia; oração.


Mais Informações sobre a Lição

Estimamos a segurança mesmo sabendo que neste mundo não seja algo garantido ― as posses podem ser destruídas, a beleza se desvanece, os relacionamentos podem ser rompidos e a morte é inevitável. A verdadeira segurança, então, deve ser encontrada após esta vida. Somente quando a nossa segurança repousa em Deus e em sua imutável natureza é que podemos enfrentar os desafios que a vida certamente trará ao nosso caminho.

A beleza e o caráter de Ester conquistaram o coração de Assuero (ou Xerxes), e assim o rei fez de Ester sua rainha. Mesmo em sua posição tão favorecida, ela arriscou a própria vida, entrando à presença do rei sem ser chamada. Não havia sequer a garantia de que o rei a receberia. Embora fosse a rainha, não estava completamente segura. Mas, com cautela e coragem, Ester decidiu arriscar sua vida, abordando o rei a favor do seu povo.

Ela elaborou os seus planos cuidadosamente. Pediu aos judeus que jejuassem e orassem com ela antes de entrar à presença do rei. Então, no dia escolhido, Ester foi à presença de Assuero, e este lhe pediu que se aproximasse e falasse. Porém, em vez de expressar seu pedido de forma direta, Ester convidou o rei e Hamã para um banquete. Assuero era suficientemente sagaz para perceber que a rainha tinha algo em mente; no entanto, ela transmitiu a importância da questão, insistindo em um segundo banquete.

Neste ínterim, Deus estava trabalhando “nos bastidores”. O Senhor fez com que o rei lesse os registros históricos do reino, à noite, e descobrisse que Mardoqueu certa vez salvou a sua vida. Assuero não perdeu tempo para honrar Mardoqueu por tal ato. Durante o segundo banquete, Ester revelou ao rei a conspiração de Hamã contra os judeus, e este foi sentenciado. Existe uma rigorosa justiça na morte de Hamã na forca que ele mesmo havia construído para Mardoqueu, e parece muito adequado o dia em que os judeus deveriam ser assassinados tenha se tornado o dia da morte de seus inimigos. O risco que Ester correu confirmou que Deus era a fonte de sua segurança.

Quanto de sua segurança reside em suas posses, posição ou reputação? Deus não pôs você nesta posição apenas para seu próprio benefício: Ele o fez para que você o sirva. Como no caso de Ester, isto pode envolver o risco de sua segurança. Você está disposto a permitir que Deus seja a sua maior segurança?

Pontos fortes e êxitos:

          Sua beleza e seu caráter conquistaram o coração do rei da Pérsia.

          Combinou a coragem com um cuidadoso planejamento.

          Estava aberta a conselhos e disposta a agir.

          Preocupava-se mais com os outros do que com a sua própria segurança.

Lições de vida:

          Servir a Deus frequentemente exige que arrisquemos a nossa própria segurança.

          Deus tem sempre um propósito para as situações em que nos coloca.

          Embora a coragem seja sempre uma qualidade vital, ela não substitui o cuidadoso planejamento.

Informações essenciais:

          Local: Império Persa.

         Ocupação: Mulher de Assuero (Xerxes), rainha da Pérsia.

          Familiares: Primo – Mardoqueu; esposo – Assuero; Pai – Abiail.

Versículo-chave:

“Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço” (Et 4.16).

About these ads

3 Respostas

  1. Voce fez uma ótima observação falando que Ester saiu de sua zona de conforto,ou seja de sua segurança para a segurança de todos…
    Estava procurando uma palavra sobre Ester e achei.
    Que a paz de Deus esteja com todos.Amém

  2. essa passagem chama muito a minha atençao assim como DEUS fez na vida de Ester e de Mardoqueu DEUS ele faz em nossas vidas quandos os nossos inimigos se levanta dizendo eu sou eu posso DEUS se levanta do seu trono e brada em alta voz eu quem sou eu quem posso e a partir de hoje quem vc viu misturando cinzas e lagrimaS ESSE E O MEU ESCOLHIDO ESSE E AQUELE QUEM EU SEMPRE PROTEGI POIS ELE ESTA NO MEU AGRADO ELE FAZ COMO QUER USA QUEM ELE QUER ELE HONRA E ABATE POR QUE O TRABALHAR E AGIR E DELE DEUS E FIEL.

  3. pastor que Deus continue te abençoando grandemente
    fiquei maravilhada pela palavra e pelo esclarecimento da palavra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 59 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: