Débora, uma mulher Corajosa

Leitura Bíblica Juízes
4.4,6-9; 5.1,7

(Juízes 4:4) – E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.

(Juízes 4:6) – E mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?

(Juízes 4:7) – E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão.

(Juízes 4:8) – Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.

(Juízes 4:9) – E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.

(Juízes 5:1) – E CANTOU Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo:

(Juízes 5:7) – Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.

Palavras-chave

Coragem, determinação, fidelidade.

 

I. Mais informações sobre a lição.

Quem foi Débora?

Débora era juíza e profetisa. Era casada com Lapidote. Seu “Tribunal” ficava debaixo de uma palmeira, entre Rama e Betel (consultem um mapa), no território de Efraim, a tribo líder do norte. Os juízes antigos julgavam as questões do povo junto às portas das cidades, ou num lugar público e determinado, e todos iam ali levar as suas queixas e receber as decisões, que eram inapeláveis. Não havia os rigores modernos de uma judicatura pomposa e custosa. Tudo era muito simples. De qualquer maneira temos agora uma mulher feita juíza em Israel. 

Como a situação do norte chegou ao seu conhecimento, o texto não o diz. Mas parece certo que Jabim e seus aliados estavam dominando e arruinando as tribos do norte. Então ela chama Baraque, filho de Quedes, Naftali, lá do norte, e lhe pergunta a respeito dos negócios de Israel. Baraque era da zona conflagrada e sabia bem de tudo. Ela perguntou se ele não sabia que Deus tinha determinado entregar Jabim na sua mão. Parece que ele ignorava mesmo e, se sabia, não tinha tomado qualquer medida. Diz ela então, repetindo a ordem do Deus de Israel: “Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom; e atrairei a ti, para o ribeiro Quisom, Sísera, chefe do exercício de Jabim, e com os seus carros (ferrados) e com as suas tropas, e to entregarei na mão. Ele respondeu: Se tu fores comigo, irei!” Como Débora recebeu esta informação não se diz, senão que era profetisa e Deus lhe teria falado, embora, como mulher, não lhe coubesse tomar a dianteira. Tudo estava devidamente planejado, e era apenas questão de Baraque se dispor a ir à guerra.

Débora era de Efraim ou de Issacar? 

A vitória de Débora garantiu quarenta anos de paz em Israel (Jz 5.31). Ela combinava a autoridade de uma juíza com o dom profético (Jz 4.6 e 5.7). Provavelmente, ela pertencia à tribo de Efraim, embora alguns opinem que ela era da tribo de Issacar, por causa do que se lê em Juízes 5.15. Também há quem diga que há alguma ligação com o nome de Lapidote porque isso representa o termo hebraico que significa “luzes”; e, segundo dizem os rabinos, ela cuidava das lâmpadas do tabernáculo. Seu nome só é mencionado em Juízes 4 e 5. Viveu em cerca de 1120a.C.

O Cântico de Débora (5.1-32).

(Juízes 5:1) – E CANTOU Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo:

(Juízes 5:2) – Louvai ao SENHOR pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente.

(Juízes 5:3) – Ouvi, reis; dai ouvidos, príncipes; eu, eu cantarei ao SENHOR; salmodiarei ao SENHOR Deus de Israel.

(Juízes 5:4) – Ó SENHOR, saindo tu de Seir, caminhando tu desde o campo de Edom, a terra estremeceu; até os céus gotejaram; até as nuvens gotejaram águas.

(Juízes 5:5) – Os montes se derreteram diante do SENHOR, e até Sinai diante do SENHOR Deus de Israel.

(Juízes 5:6) – Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael cessaram os caminhos; e os que andavam por veredas iam por caminhos torcidos.

(Juízes 5:7) – Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.

(Juízes 5:8) – E se escolhia deuses novos, logo a guerra estava às portas; via-se por isso escudo ou lança entre quarenta mil em Israel?

(Juízes 5:9) – Meu coração é para os legisladores de Israel, que voluntariamente se ofereceram entre o povo; bendizei ao SENHOR.

(Juízes 5:10) – Vós os que cavalgais sobre jumentas brancas, que vos assentais em juízo, que andais pelo caminho, falai disto.

(Juízes 5:11) – Donde se ouve o estrondo dos flecheiros, entre os lugares onde se tiram águas, ali falai das justiças do SENHOR, das justiças que fez às suas aldeias em Israel; então o povo do SENHOR descia às portas.

(Juízes 5:12) – Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão.

(Juízes 5:13) – Então fez dominar sobre os nobres entre o povo, aos que restaram; fez-me o SENHOR dominar sobre os poderosos.

(Juízes 5:14) – De Efraim saiu a sua raiz contra Amaleque; e depois de ti vinha Benjamim dentre os teus povos; de Maquir desceram os legisladores, e de Zebulom os que levaram a cana do escriba.

(Juízes 5:15) – Também os principais de Issacar foram com Débora; e como Issacar, assim também Baraque, foi enviado a pé para o vale; nas divisões de Rúben foram grandes as resoluções do coração.

(Juízes 5:16) – Por que ficaste tu entre os currais para ouvires os balidos dos rebanhos? Nas divisões de Rúben tiveram grandes esquadrinhações do coração.

(Juízes 5:17) – Gileade ficou além do Jordão, e Dã por que se deteve nos navios? Aser se assentou na beira dos mares, e ficou junto às suas baías.

(Juízes 5:18) – Zebulom é um povo que expôs a sua vida à morte, como também Naftali, nas alturas do campo.

(Juízes 5:19) – Vieram reis, pelejaram; então pelejaram os reis de Canaã em Taanaque, junto às águas de Megido; não tomaram despojo de prata.

(Juízes 5:20) – Desde os céus pelejaram; até as estrelas desde os lugares dos seus cursos pelejaram contra Sísera.

(Juízes 5:21) – O ribeiro de Quisom os arrastou, aquele antigo ribeiro, o ribeiro de Quisom. Pisaste, ó minha alma, à força.

(Juízes 5:22) – Então os cascos dos cavalos se despedaçaram; pelo galopar, o galopar dos seus valentes.

(Juízes 5:23) – Amaldiçoai a Meroz, diz o anjo do SENHOR, acremente amaldiçoai aos seus moradores; porquanto não vieram ao socorro do SENHOR, ao socorro do SENHOR com os valorosos.

(Juízes 5:24) – Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja entre as mulheres nas tendas.

(Juízes 5:25) – Água pediu ele, leite lhe deu ela; em prato de nobres lhe ofereceu manteiga.

(Juízes 5:26) – À estaca estendeu a sua mão esquerda, e ao martelo dos trabalhadores a sua direita; e matou a Sísera, e rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes.

(Juízes 5:27) – Entre os seus pés se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali ficou abatido.

(Juízes 5:28) – A mãe de Sísera olhava pela janela, e exclamava pela grade: Por que tarda em vir o seu carro? Por que se demoram os ruídos dos seus carros?

(Juízes 5:29) – As mais sábias das suas damas responderam; e até ela respondia a si mesma:

(Juízes 5:30) – Porventura não achariam e repartiriam despojos? Uma ou duas moças a cada homem? Para Sísera despojos de estofos coloridos, despojos de estofos coloridos bordados; de estofos coloridos bordados de ambos os lados como despojo para os pescoços.

(Juízes 5:31) – Assim, ó SENHOR, pereçam todos os teus inimigos! Porém os que te amam sejam como o sol quando sai na sua força.

(Juízes 5:32) – E sossegou a terra quarenta anos.

É a peça literária mais antiga e a mais famosa que nos veio dos velhos tempos. A juíza e profetisa era também poetisa. Mulher admirável. Os críticos da Bíblia param junto deste monumento literário, para render suas homenagens a uma mulher israelita. Este cântico, escrito sem dúvida por ela mesma, foi preservado integralmente, até ao tempo quando foi redigido o livro de Juízes e foi incorporado ao mesmo. Além de reter um dos períodos mais críticos da experiência israelita, dá-nos a medida da cultura de uma época tida como Idade Média dos Judeus.

Uma lição de despertamento.

Débora nos ensina que devemos despertar do sono da indolência e do conformismo. 

“Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão” (Jz 5.12).

Jabim, rei de Canaã, oprimia os israelitas por 20 anos. Eles eram temidos por suas 900 carruagens de ferro (Israel deveria ter destruído esse povo no passado). Somente depois de 20 anos de opressão, foi que o povo de Israel resolveu clamar ao Senhor. Eles não confiavam no Senhor e sim em suas próprias forças.

A confiança no homem era tão grande que Baraque disse para Débora: “Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei” (v.8).
Mas, Débora confiava na força divina e não na humana: “Por ventura o Senhor Deus de Israel não deu ordens?” (v.6)

Precisamos sair do estado de inércia, apatia, indiferença, inatividade para começarmos agir. O despertar na Bíblia tem o sentido de readquirir força. Despertar é agir na força do Senhor!

Elias em seu desânimo disse: “Ó Senhor, toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (…) “O anjo tocou-o e disse: Levanta-te e come (…) porque te será muito longo o caminho” (v.7). (…) com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites (v.8).

  “Levantai-vos, e andai porque não será aqui o vosso descanso, por causa da corrupção que destrói” (Mq 2.10).

“Já é hora de despertarmos do sono!” “A noite é passada’. É de noite que se dorme. “E o dia é chegado” – É hora de acordar!

About these ads

31 Respostas

  1. Nossa amei estudar a historia da vida de Debora,
    que DEUS possa nos despertar cada vez mais
    A sermos pessoas que Ele realmente possa contar, para fazermos a obra DELE.

  2. PREGAR E BOM SER CRISTAO E MARAVILHOSO E AS PROVASOES QUE VEM NAO TEM VITORIA SEM BATALHA POR QUE O DIA MAO VEM MAS DEUS PELEJA PORNOS OBRIGANDO MEL JESUS POR TE MIAJUDADO TE MI CURADO OBRINGADO MEU DEUS PELO O QUE TUES EU TE AGRANDESO PELO QUE TU PONDI FAZER NA MINHA VIDA

  3. Deus usou um vaso para dizer que ele vai me dar uma filha e que ele quer que eu coloque o nome dela de Débora. Fui procurar na biblia e amei saber que a Débora foi uma profetisa usada pelo senhor. Vai ser uma honra minha filha ser chamada por esse nome.
    Obrigada Senhor porque tú fazes tudo perfeito.

  4. Parabéns, este estudo sobre Débora é excelente, vou aproveita-lo hoje no culto da minha igreja, no ministério Debora, mães que oram pelos filhos. Deus os abenções!

  5. Exelente estudo sobre a vida de Debora, que possamos aplicar essas palavras em nossos coraçoes.

  6. Recebi de meus pais o nome de Débora por conta desta passagem bíblica.
    Pela segunda vez este ano, abro aleatóriamente a bíblia e sou abençoada com esse cântico maravilhoso! DEUS é maravilhoso…. Que eu seja capaz de despertar para a vitória! Amém!

  7. O QUE QUE ISTO, AMEI, MARAVILHADO, QUE REQUEZA DIVINAL, MUITO, EXCEDLENTE, EXTRAORDINARIO, DIVINO, SERIAM VARIOS ADJETIVO.
    PARABÉNS, DEUS TE ABENÇOE.
    Pr. Gilmar
    AD MINSTERIO EBENEZER EM NATAL
    AV. MARIA LACERDA

  8. Como é bom aprender cada vez mais a cerca dos profetas da bíblia.E que realmente viemos aplicar em nossas vidas, o que Deus pela graça e misericórdia quer nos ensinar.
    Para que uma dia podemos passar pela porta celestial, com a nossa coroa dizendo:
    Eu consegui e venci, encerrei a minha carreira e combati o bom combate.Amém….
    Simone..
    Ministério O Brasil para Cristo/ Jardim São Pedro/SP.

    • DÉBORA ERA JUIZA DAS COISAS CIVIS NAO TEM NADA A VE COM MINISTRAR NO TEMPRO .LEMBRE-SE FORAM 12 VAROES E NÃO VOROAS.POSTOR QUE JUSTIFICA MULHER PREGAR É UM PASTEL.

      • Caro Delmo, nada contra as mulheres ministrar a palavra, Deus usou Muitas mulheres na historia a biblia nos prova isso, é o caso de Rute, de Ester, Maria para por seu filho Jesus neste mundo, e até protitutas como Raabe, Maria Madalena.
        eu poderia fazer aqui uma lista de nomes,mas essas já é o suficiente para entendermos que não é errado uma mulher pergar o evangelho, a ,mulher sabia é a mulher que ora, e a mulher que ora edifica sua casa, e se é esposa de Pastor ajuda a edificar a igreja, graças a Deus pela vida das mulheres de Deus, que tem estado ao lado de seus esposos incondicionalmente pagando um preço em oração e incentivando.
        Deborá relamente é um garde exemplo de mulher guerreira e determinação, geralmente quando o homem que deveria ocupar esse papel se omite a mulher se obriga a agir.

      • pastel é o pr. que deixa homens adúlteros sentarem nos seus pulpitos, dirigir suas reuniões , e espalhar o fermento dos fariseus dentro das igrejas !

  9. continue postando mensagens de encorajamento pra igreja do Senhor…Deixa Deus te usar ja me alimentei hoje com essa palavra de ensino

  10. gostei ,veio abrir um leque na minha mente,vou levar esta palavra hoje na reuniao de oraçao,realmente precisamos despertar d sono espiritual amem?/

  11. palavra abençoada que deus ciontinue te uzando

  12. Amei este conteudo esta bem explicado e com certeza me alimentou espiritualmente amem!

  13. Amei o estudo aprendir um pouco mais sobre essa grande mulher. sendo usada por Deus nos amostrando qqe Deus nao usa so os homens e sim tambem as mulheres para fazer a sua obra na terra e que nos nao devemos nos imtimidar com as dificuldades .

  14. EU AMEI A MENSAGEM MUITO EDIFICANTE E APRENDI MUITA COISA , EU AGRADEÇO A DEUS POR TEREM PESSOAS QUE TEM O COMPROMIÇO DE FALAR A PALAVRA DE DEUS TÃO CLARAMENTE QUE PESSOAS ENTENDAM , DEUS É FIEL …PARABÉNS

  15. é isso aí…
    gostei de mais, da mensagem de Débora…

  16. eloisa miguel,em 08/03/2012,santa cruz rio de janeiro
    gostei muito deste conteudo palavra abençoada que edifica
    que Deus continue a ti abençoar.

  17. Hu.. Otima historia que o senhor continue dando sabedoria amem

  18. Amei este estudo,maravilhoso a historia desta grande mulher!!!

  19. DEUS ABENÇOE QUE ESSA HISTÓRIA DE DEBORA POSSA ABENÇOAR MUITAS MULHERES DE DEUS.

  20. aprendi muito com essa historia maravilhosa sobre Deboratenho 16 anos de crente e tinha uma mente muito tapada achava que so o homem podia liderar em tudo mas devito uma pregadora que veio do R.N e pregou sobre Debora e lapidote fui estudar na internet e aprendi muito para gloria de Deus e quero muito ser usada como Debora ser corajosa e obediente e submissa orem por mim fatima vieira fortaleza

  21. apaz do senhor jesus esteja cm todos.vivemos em tempos para igreja d cristo na terra,mas creio que ainda ha um remanescente de Debora que estao nos circulos de oraçoes intercedendo pelo Israel d Deus nestes dias e creia q mesmo q vem se levantar o rei Jabim Deus vai dar istrategia a vc para vencer a batalha assim cm fez cm Debora Deus continue abençoando.

  22. gostei foi muito edificante apredi muito com esse estudo que Deus te abencoe mais e mais amem.

  23. Uma riqueza em conhecimento, linda história….

  24. Muito bom o estudo, parabéns pelo conhecimento, a glória é para DEUS e a alegria para nós, a paz para todos.

    • DEUS NÃO LIMITA NINGUEM, ELE DEIXOU SABEDORIA PARA TODO AQUELE QUE QUEIRA APRENDER, NA BIBLIA EM MC 16:15 ELE DISSE IDE E PREGAI O EVANGELHO, ISO FOI PARA TODOS, HOMENS E MULHERES, PORTANTO NÃO SEJAMOS RELIGIOSOS, EM LIMITAR DEUS, DEIXA ELE TE USAR DE GLÓRIA A DEUS SEMPRE. AMÉM.

  25. JESUS DISSE PARA MARIA MADALENA VAI E DIZE QUE EU RESSUSCITEI, JESUS ENVIOU UMA MULHER PARA INFORMAR AOS 12 varões que estavam trancafiados com medo, JESUS ESCOLHEU E USOU UMA MULHER PARA DIZER ELE VIVE ELE RESSUSCITOU.ALELEUIAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 59 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: