Números 3:39-51 (leia aqui) Em contraste aos outros filhos de Israel, os levitas eram numerados desde a idade de um mês. Considere o pequeno Samuel, Jeremias (1:5), João Batista (Lucas 1:15); Paulo (Gálatas 1:15). A separação deles precedeu a chamada para o serviço do Senhor no tempo apropriado. O jovem Isaías, assim que ouviu as boas novas que “a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado”, respondeu espontaneamente ao chamado do Senhor: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:7-8). Por meio da visão que teve na estrada de Damasco, Paulo ficou sabendo da boca do Senhor que ele seria “ministro e testemunha” (Atos 26:16). Nenhum redimido é propriedade de si mesmo. Se pela graça tal pessoa se voltou dos ídolos para Deus, é para, como os tessalonicenses, servir “o Deus vivo e verdadeiro” (1 Tessalonicenses 1:9). A mesma lição é obtida no final do nosso capítulo. Os levitas eram substituídos pelos primogênitos dos filhos de Israel (v. 41), ou seja, para aqueles cuja graça divina poupou da morte pela virtude do sangue do cordeiro. Em outras palavras, cada redimido se torna um servo dAquele que o salvou da morte, e o arrebatou do poder do mundo e de seu governante. Não estamos nós entre os “primogênitos” na família de Deus por causa da abundância dos privilégios que temos recebido? Que o Senhor nos faça conscientes de Seus direitos sobre nossa vida (2 Crônicas 29:11).

Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Números 3

39  Todos os que foram contados dos levitas, que contaram Moisés e Arão por mandado do Senhor, segundo as suas famílias, todo o homem de um mês para cima, foram vinte e dois mil.

40  E disse o Senhor a Moisés: Conta todo o primogênito homem dos filhos de Israel, da idade de um mês para cima, e toma o número dos seus nomes,

41  E para mim tomarás os levitas (eu sou o Senhor), em lugar de todo o primogênito dos filhos de Israel, e os animais dos levitas, em lugar de todo o primogênito entre os animais dos filhos de Israel.

42  E contou Moisés, como o Senhor lhe ordenara, todo o primogênito entre os filhos de Israel.

43  E todos os primogênitos homens, pelo número dos nomes dos da idade de um mês para cima, segundo os que eram contados deles, foram vinte e dois mil e duzentos e setenta e três.

44  E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

45  Toma os levitas em lugar de todo o primogênito entre os filhos de Israel, e os animais dos levitas em lugar dos seus animais; porquanto os levitas serão meus: Eu sou o Senhor.

46  Quanto aos duzentos e setenta e três, que se houverem de resgatar dos primogênitos dos filhos de Israel, que excedem ao número dos levitas,

47  Tomarás, por cabeça, cinco siclos; conforme ao siclo do santuário os tomarás, a vinte geras o siclo.

48  E a Arão e a seus filhos darás o dinheiro dos resgatados, dos que sobram entre eles.

49  Então Moisés tomou o dinheiro do resgate dos que excederam sobre os resgatados pelos levitas.

50  Dos primogênitos dos filhos de Israel recebeu o dinheiro, mil e trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário.

51  E Moisés deu o dinheiro dos resgatados a Arão e a seus filhos, segundo o mandado do Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés

« »