Números 1:38-54 (leia aqui) Todos os filhos de Israel registrados neste capítulo haviam cruzado o Mar Vermelho no ano anterior. Eles tinham sido “batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés”; eles tinham compartilhado todos os privilégios inerentes ao povo do SENHOR: o maná, a água que fluiu da rocha (1 Coríntios 10:2). Porém, dos seiscentos e tantos mil mencionados no v. 46, quantos alcançaram a terra prometida? Apenas dois, nos quais Deus pode se deleitar, pois tinham fé (conforme 1 Coríntios 10:5; Hebreus 11:6). Entre as multidões dos que hoje levam o nome de cristãos, somente o Senhor conhece quantos de fato pertencem a Ele (2 Timóteo 2:19). Vamos reiterar novamente: não é o batismo, mas, sim, a fé no Senhor Jesus Cristo que nos torna membros do povo de Deus. Os filhos de Levi não eram contados entre os homens de guerra (v. 47). Força e poder não contam para a obra do Senhor. Contudo, note que o crente hoje é registrado ao mesmo tempo entre os soldados e entre os servos do Santuário. Ele tem de ser forjado como Timóteo para combater “o bom combate da fé” (1 Timóteo 6:12) e, ao mesmo tempo, como o jovem Arquipo, tem de atentar para o ministério que recebeu do Senhor (Colossenses 4:17).

Números 1

38  Dos filhos de Dã, as suas gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra,

39  Foram contados deles, da tribo de Dã, sessenta e dois mil e setecentos.

40  Dos filhos de Aser, as suas gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra,

41  Foram contados deles, da tribo de Aser, quarenta e um mil e quinhentos.

42  Dos filhos de Naftali, as suas gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra,

43  Foram contados deles, da tribo de Naftali, cinqüenta e três mil e quatrocentos.

44  Estes foram os contados, que contaram Moisés e Arão, e os príncipes de Israel, doze homens, cada um era pela casa de seus pais.

45  Assim foram todos os contados dos filhos de Israel, segundo a casa de seus pais, de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra em Israel;

46  Todos os contados eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta.

47  Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles,

48  Porquanto o Senhor tinha falado a Moisés, dizendo:

49  Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel;

50  Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.

51  E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá.

52  E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos.

53  Mas os levitas armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel, pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testemunho.

54  Assim fizeram os filhos de Israel; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim o fizeram.

Anúncios
« »
%d blogueiros gostam disto: