Almeida Corrigida e Revisada Fiel Êxodo 35 20 Então toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés, 21 E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas. 22 Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao Senhor; 23 E todo o homem que se achou com azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pelos de cabras, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles de texugos, os trazia; 24 Todo aquele que fazia oferta alçada de prata ou de metal, a trazia por oferta alçada ao Senhor; e todo aquele que possuía madeira de acácia, a trazia para toda a obra do serviço. 25 E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e a púrpura, o carmesim e o linho fino. 26 E todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pelos das cabras. 27 E os príncipes traziam pedras de ônix e pedras de engastes para o éfode e para o peitoral, 28 E especiarias, e azeite para a luminária, e para o azeite da unção, e para o incenso aromático. 29 Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o Senhor ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao Senhor. 30 Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. 31 E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, 32 E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, 33 E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. 34 Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã. 35 Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções.

Êxodo 35:20-35 (leia aqui)

Os israelitas só puderam trazer o que não havia sido usado antes no bezerro de ouro (32:3). Só poderemos dedicar ao serviço do Senhor o que ainda não foi usado para o mundo. Portanto, não desperdicemos a nossa juventude.

Quem foram as pessoas que ofertaram? “Todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu” (v. 21). Isso é algo importante! Amar o Senhor, a igreja, o nosso próximo é condição essencial para fazer tanto a boa obra como para ofertar. Além disso, aquilo que não tem sua fonte no amor geralmente não é bem feito.

Certas atividades podem ser feitas no lar, no círculo familiar: por exemplo, costurar. Não devemos pensar que o trabalho para o Senhor consiste necessariamente em ser evangelista ou missionário em terras estrangeiras.

Observe o serviço realizado pelas mulheres. Se nem todas eram inteligentes (v. 25) ou hábeis (v. 26), todas podiam ter um espírito generoso, tanto quanto os homens, e podiam ser movidas pelo coração (v. 26) a dar ou fazer alguma coisa para o santuário (Tito 2:5). Deus colocou no coração de alguns o ensino (v. 34). Que o Senhor coloque no coração de outros o ouvir! Assim será possível para todos prestarem inteligentes serviços para o Senhor.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: