Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei (Romanos 3:20).

Tentativa inútil

Quantas pessoas tentam agradar a Deus e se perguntam como podem ir para o céu! Estão se esforçando para atingir o objetivo da maneira que acham mais conveniente. Uns dizem: “Estou tentando viver uma vida justa e honesta. Deus certamente irá reconhecer isso!” Porém, o que pensamos ou o que outras pessoas pensam não ajuda em nada. Tudo depende daquilo que o próprio Deus diz sobre qualquer questão. Diante dEle todos somos culpados; então apenas Ele tem a resposta correta para a antiga pergunta: “Como se justificaria o homem para com Deus?” (Jó 9:2).

Um antigo ditado diz que todos os caminhos levam a Roma. E se houvesse um benfeitor milionário que se dispusesse a pagar as dívidas dos necessitados, se estes comparecessem diante dele em um determinado dia e hora? Será que esse homem rico não teria o direito de estabelecer as regras? Será que os beneficiados teriam a ousadia de telefonar para ele e dizer que não concordam com o horário?

Os que acreditam que Deus tem de reconhecer seus esforços e obras agem exatamente dessa maneira. As idéias deles podem ser exemplares e beneficiar a humanidade, mas não os aproximam de Deus. “Necessário vos é nascer de novo”, disse Jesus (João 3:7).

Sem o novo nascimento permanecemos na morte espiritual. A Bíblia afirma o seguinte acerca disso: “A inclinação da carne é morte… Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:6-8). Até mesmo as melhores obras humanas provêm de uma fonte corrompida. Deus nos afirma categoricamente que “o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Romanos 3:28). Tentar se aproximar de Deus seguindo estradas inventadas pelo próprio coração é estupidez. O Senhor Jesus já nos providenciou um caminho, o “novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hebreus 10:20). Se você quer de fato obter favor do Deus vivo, não discuta os caminhos dEle; submeta-se, pois “a justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas” (Salmo 85:13).

Extraído do devocional “Boa Semente” – literatura@terra.com.br

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: