E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.

1 Reis 19:1-10 (leia aqui)

Quem poderia dizer que a brilhante testemunha do capítulo anterior era o mesmo homem que agora fugia das ameaças de uma mulher? Deus não nos deu esse relato para que julguemos o Seu querido servo, mas para nosso ensino. O mais notável homem falha miseravelmente quando deixado com seus próprios recursos (Provérbios 29:25). Nada resta a Elias senão o desespero. Observe, porém, como Deus cuida dele. Essa é uma verdade preciosa: mesmo quando nos tornamos deprimidos ou irritados, Sua bondade sobre nós jamais cessa.

A perspectiva legal de Elias o conduziu a Horebe (parte do Sinai), lugar onde a Lei tinha sido revelada. “Que fazes aqui, Elias?”, o Senhor lhe perguntou. Uma pergunta séria para quem havia abandonado o povo! Porém, a resposta do profeta apenas trai sua falsa posição. Ele está ali para acusar! Moisés, por outro lado, intercedera pelo povo no mesmo lugar (Êxodo 32:11), ao passo que Elias “insta perante Deus contra Israel”, como tristemente registra Romanos 11:2.

Lembremos que acusar (que pode tomar a forma de queixas) é fazer o trabalho de Satanás (Apocalipse 12:10). Interceder, pelo contrário, é agir como o Senhor Jesus (Romanos 8:34).

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: