Bem-aventurados os que não viram e creram

Domingo 10 Agosto

Bem-aventurados os que não viram e creram!

(João 20:29).

O FILTRO ESPECIAL

Em 1997, as pessoas em todo o planeta estavam excitadas com o cometa Hale-Bopp. Foram poucos os eventos na astronomia que atraíram tanta atenção. Em meados de abril do mesmo ano, uma surpreendente descoberta foi feita: Hale-Bopp tinha uma terceira cauda, desconhecida até então. Além das compostas por gás e poeira, uma cauda de sódio foi detectada. Foi necessário um telescópio com filtro especial para observá-la. A olho nu ou com um telescópio sem o tal filtro, a cauda permaneceria invisível.

Quando se trata de Jesus Cristo, existe muita coisa que todos podem imediatamente reconhecer: Ele viveu uma vida irrepreensível, foi um grande Mestre que demonstrou de maneira singular amor e bondade à humanidade. Não é preciso fé para ver tudo isso.

Porém, o Novo Testamento afirma muito mais sobre Jesus Cristo: Ele é o Filho de Deus. Ele suportou o justo julgamento de Deus na cruz em lugar do perdido. Ele ressuscitou ao terceiro dia e depois subiu aos céus. Tudo isso apenas pode ser reconhecido pela fé, que biblicamente não significa suposição, mas sim a certeza, a convicção íntima de fatos que nossos olhos humanos não podem ver. Tal fé é um dom de Deus para qualquer pessoa que esteja pronta a abandonar a trilha da vontade própria e se voltar a Ele. Observe uma coisa: o filtro do telescópio não produzia a luz da terceira cauda, mas era o único meio de torná-la visível. Da mesma maneira, os fatos concernentes à salvação não surgem da fé. Eles são fatos, eles existem na realidade espiritual, mas só podem ser vistos, captados e vividos pela fé.

Extraído do devocional “Boa Semente” – literatura@terra.com.br