Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Domingo 15 Junho

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras

(Efésios 2:8-9; Tiago 2:18; Tito 3:14).

PRIMEIRO A FÉ E DEPOIS AS OBRAS

Lefèvre de Etaples, erudito em línguas antigas, que presidiu a primeira equipe que traduziu a Bíblia para o francês até o ano de 1523, conhecia Jesus como seu Salvador pessoal.

Suas primeiras pregações produziram um grande impacto nos estudantes. Ele anunciava a salvação pela fé em Jesus Cristo e afirmava que a obra dEle era plenamente suficiente para satisfazer a justiça de Deus.

Seus opositores o reprovavam por não ter em conta os ensinamentos da epístola de Tiago que lembram da importância das obras. Lefèvre argumentava que estas são um sinal evidente da fé, assim como a respiração é um sinal de vida; o homem respira porque está vivo e não o contrário.

Um espelho não é em si mesmo uma fonte luminosa. Ele só reflete os raios que recebe. Quando crianças, muitos de nós brincávamos de captar os raios do sol com espelhos. Os cristãos devem ser como espelhos nos quais são refletidas as características de Jesus: Sua santidade, Sua paciência, Sua abnegação, Sua mansidão e Suas obras de amor. O salvo não é uma fonte de luz, mas voltado para Jesus, a verdadeira Fonte, pode refletir alguns raios fazendo “boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

Extraído do devocional “Boa Semente” – literatura@terra.com.br