Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.

Atos 15:22-41

Os apóstolos e os anciãos, que se reuniram em Jerusalém, ocuparam-se cuidadosamente da questão que lhes foi apresentada. Toda a assembléia está de acordo com as conclusões de Tiago (vv. 22, 25). E a carta enviada por intermédio de Judas e Silas fortalece e conforta os irmãos de Antioquia que estavam transtornados (v. 24). Além disso, a visita dos dois servos de Deus contribui muito para a edificação da igreja (v. 32). Por fim, os esforços do Inimigo para turbar e provocar divisões terminam produzindo o efeito oposto (Provérbios 11:18). A fé dos discípulos é fortalecida e os vínculos de comunhão entre as igrejas são estreitados. Uma vez mais, o maligno foi frustrado em sua obra.

Removidas todas as dificuldades, a obra do Senhor pode ser retomada. A preocupação pelas igrejas constituídas durante sua primeira viagem leva Paulo a empreender uma segunda viagem “para ver como passam” espiritualmente (2 Coríntios 11:28). Mas desta vez, Barnabé não o acompanha. O motivo é uma discordância sobre Marcos, o primo de Barnabé. Mais tarde o apóstolo retomará sua confiança em Marcos, e este lhe será “útil para o ministério” (Colossenses 4:10; 2 Timóteo 4:11).