Jesus olhou para os seus discípulos e disse: – Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.

Lucas 6:20-38

Felicidade e infelicidade
Mateus 5.1-12
20Jesus olhou para os seus discípulos e disse:

– Felizes são vocês, os pobres,
pois o Reino de Deus é de vocês.
21– Felizes são vocês que agora têm fome,
pois vão ter fartura.
– Felizes são vocês que agora choram,
pois vão rir.

22– Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. 23Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.

24– Mas ai de vocês que agora são ricos,
pois já tiveram a sua vida boa.
25– Ai de vocês que agora têm tudo,
pois vão passar fome.
– Ai de vocês que agora estão rindo,
pois vão chorar e se lamentar.

26– Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.
Amar os inimigos
Mateus 5.38-48
27– Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. 28Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. 29Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. 30Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. 31Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
32– Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. 33E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. 34E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. 35Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. 36Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
O hábito de julgar os outros
Mateus 7.1-5
37– Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. 38Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

Como falam a nós estes ensinamentos do Mestre! Deixemo-los penetrar profundamente em nossos corações e, sobretudo, vivamo-los! A maioria desses ensinamentos se encontram em Mateus 5-7; mas aqui a mensagem é mais pessoal. Não é dito aqui “Bem-aventurados os que…”, mas “Bem-aventurados vós…”

O versículo 31 resume as exortações dirigidas a “vós outros que me ouvis” (v. 27): “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (v. 31). Os nossos semelhantes seriam melhor tratados se obedecêssemos a esta exortação!

Todos estes traços de caráter são estranhos à nossa natureza orgulhosa, egoísta e impaciente. O Senhor enfatiza que essas são as características de Deus mesmo, e por elas seremos conhecidos na Terra como filhos do Pai celestial (v. 35-36). Não teremos oportunidade de manifestá-las no céu, visto que ali não haverá inimigos para amar, nem injustos para suportar, nem miseráveis que consolar. A nossa responsabilidade e privilégio são de sermos semelhantes ao Senhor Jesus aqui na Terra, de refletir a mansidão, o amor, a humildade e paciência de nosso perfeito Exemplo, “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje, quando maltratado, não fazia ameaças…” (1 Pedro 2:21-23).

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: