“Se a justiça de vocês não for superior à dos fariseus… de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.” Mateus 5:20

É UMA QUESTÃO DO CORAÇÃO

Leia:
Mateus 5:17-20

17

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

18

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

19

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

20

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus

“Se a justiça de vocês não for superior à dos fariseus… de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.” Mateus 5:20

Aos sábados à noite, meu avô se barbeava e minha avó descascava batatas para a refeição do dia seguinte. As crianças não podiam andar de bicicleta ou jogar bola aos domingos. Estas eram algumas das regras com que fomos criados. Elas foram colocadas com boas intenções, mas havia um certo perigo em pensar que só com a obediência a essas e outras regras seríamos bons cristãos.Podemos ser tão exigentes como os fariseus no cumprimento das leis de Deus, disse Jesus, mas temos que ser ainda mais justos do que eles foram. Os fariseus foram líderes religiosos que acrescentaram muitas regras à lei de Deus do Antigo Testamento, pois pensavam que isto os tornaria obedientes em todas as situações. Alguns fariseus chegavam ao extremo de caminhar de cabeça baixa para evitar olhar para alguma mulher. Eles queriam se proteger da quebra do mandamento: “Não adulterarás”. Com isto, acabavam trombando contra algum obstáculo e machucavam a cabeça, chegando às vezes a sangrar. Eram, então, chamados de “fariseus sangrentos”. Devemos obedecer à lei de Deus, mas não podemos tratá-la como meras regras externas. Nosso amor a Deus e ao próximo deve vir do coração, como Jesus demonstrou.

Pense:
O pecado acontece primeiro no coração, ou mais propriamente, na cabeça das pessoas.

Ore:
Às vezes, Senhor, faço as coisas externas, mas sem a alegria de servi-lo. Que teu Espírito toque meu coração para que meu desejo de servir-te seja sincero e coerente. Em nome de Jesus. Amém.