Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes,

2 Timóteo 3:1-17

O sombrio retrato moral dos vv. 2 a 5 é similar ao do primeiro capítulo da epístola aos Romanos, vv. 28 a 32, com a diferença de que aqui não se descrevem os pagãos, mas sim as pessoas que se consideram cristãs! E, o que é mais grave, a forma de piedade – a hipocrisia – cobre esses horrendos traços com um verniz enganoso. Com um “tu, porém”, o apóstolo volta a interromper-se (vv. 10 e 14; 4:5). De um lado vemos essas pessoas imorais “que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” (v. 7); do outro, vemos o jovem servo de Deus, educado desde a infância com “as sagradas letras” (v. 15), sob a influência de uma mãe e de uma avó piedosas (1:5). Bem-aventurados os que, desde a infância, têm sido assíduos leitores da Palavra de Deus! A eles e a todos nós, é dirigida esta exortação: “Permanece naquilo que aprendeste” (v. 14).

O v. 16 estabelece a plena inspiração de toda a Escritura, assim como sua autoridade “para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. A Palavra de Deus alimenta e forma o homem de Deus. Timóteo era um, apesar de sua juventude. Este título de “homem de Deus” (v. 17; 1 Timóteo 6:11) é mais nobre ainda que o de soldado, obreiro ou servo do Senhor (2:3, 15 e 24). Deus mostra aqui como nos tornarmos “homens de Deus”. Que Ele nos dê também o desejo de alcançarmos tamanha glória!

Extraído do “Guia Devocional do Novo Testamento” – literatura@terra.com.br

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 60 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: