Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado

Êxodo 23:20-33 (leia aqui)

O Senhor não dá apenas mandamentos a Israel. Ele os envolve com Seu afetuoso cuidado. Ele suscita um guia para eles: Seu Anjo, que devia ir adiante deles e guiá-los, e ao mesmo tempo conduzi-los em suas batalhas. Além disso, deste momento em diante, Deus dá a eles instruções quanto ao final de sua peregrinação. Uma vasta extensão da terra que iriam possuir por herança tinha sido demarcada antes disso (v. 31).

Do mesmo modo, Deus tem feito provisão, em nossos dias, para a jornada cristã nesta terra, dando-nos um companheiro, o Espírito Santo. A exortação a Israel no versículo 21, “Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz… pois nele está o meu nome”, talvez possa ser associada à exortação no Novo Testamento para não entristecer o Espírito Santo de Deus (Efésios 4:30). Da mesma forma, em Sua graça, Deus queria que os Seus tivessem conhecimento de onde o caminho deles os levaria: à maravilhosa herança que Ele preparou no céu para eles em Cristo.

Porém, dentre todos os cuidadosos propósitos de Deus, há uma coisa que talvez estejamos relutantes em compreender e aceitar: o grande interesse de que o Seu povo permaneça completamente separado das nações vizinhas. No entanto, não é para privá-los de qualquer coisa boa que Deus insiste na separação deles. Pelo contrário, é por amor e para preservá-los daquilo que certamente seria uma armadilha (v. 33)

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 59 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: