Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende

Quinta-feira 12 Junho

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende

(2 Coríntios 7:10).

O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM “ARREPENDIMENTO”?

O sentido bíblico de arrependimento não é como muitos imaginam impor rígidas punições sobre o penitente, nem sentimentos de tristeza ou remorso. O genuíno arrependimento no sentido bíblico envolve nossa mente, coração e vontade.

O entendimento conduz as pessoas ao reconhecimento de seus pecados. Dizer: “Todo mundo faz, então isso não pode ser tão mau”, de modo algum é justificativa para o pecado. Temos de concordar com a sentença de Deus sobre nossos atos, mesmo quando a maioria despreza Seus mandamentos. As pessoas podem ignorar Deus, mas isso não significa que Ele tenha baixado Seus justos padrões de julgamento.

O verdadeiro arrependimento se expressa na “tristeza segundo Deus”. Quando alguém está sinceramente determinado a mudar seu caminho, Deus pode trazer essa classe de tristeza. Não é somente um remorso ou uma decisão do tipo “nunca mais vou fazer isso”. A tristeza segundo Deus é um sinal de temor do Senhor no coração de uma pessoa, pois ela admitiu o veredito de Deus sobre os próprios pecados dela. É a percepção de que os próprios pecados são uma afronta a Deus.

O núcleo do problema envolve uma sincera decisão de se voltar para Deus, ver os próprios pecados como Ele vê e aceitar o que Ele oferece. Para entender melhor, leia a parábola do filho pródigo em Lucas 15:10-24. Quando o jovem se viu em meio aos porcos, percebeu o que tinha feito de errado e decidiu voltar para a casa do pai, confessar os pecados que cometera e pedir perdão. Ele decidiu e colocou em prática sua decisão! A parábola é um maravilhoso exemplo do tipo de arrependimento que Deus deseja.

Extraído do devocional “Boa Semente” – literatura@terra.com.br

About these ads

Uma resposta

  1. Arrependimento
    ESBOÇO BÍBLICO

    *O arrependimento é um dos temas principais da bíblia e é encontrado 110 vezes

    *O arrependimento de Isaias (Isaias 6.5) Então disse eu: Ai de mim!Pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!

    *A tristeza opera arrependimento (2cor.7.10) Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.

    *A tristeza transforma a vida e a purifica do pecado (a tristeza 2ª Deus).

    *O arrependimento tem seus frutos (Mt 3. 8). Veja gálatas 5.22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.

    *Jesus veio chamar o povo para o arrependimento (Lu 5.32) eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento.

    *Se arrepender por amor a cristo é encontrar descanso (Mt 11.29) Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
    Quando o homem se arrepende uma porta do céu se abre (Ap.3.8) Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

    GEORGE MENDONÇA http://georgeestudos.blogspot.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: