Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração

5 de Novembro

“Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração…” Jeremias 17.9-10

A questão da natureza do coração é decisiva em relação à eficácia que a Palavra de Deus tem em nós. Freqüentemente não conhecemos o nosso próprio coração, mas o Senhor o conhece!

Devemos questionar a maneira com que recebemos a Palavra de Deus em nós. Será que você e eu tiramos teimosia, desânimo e pecado do nosso coração antes de nos dispormos para receber Sua Palavra? Tiago 4.7-8 nos exorta: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” Essas são as quatro coisas que o Senhor exige de nós. Peço-lhe que observe a seqüência das ordens acima e obedeça-as, caso contrário você se iludirá ao receber a Palavra de Deus. Primeiro: resista ao inimigo em nome de Jesus. Segundo: aproxime-se de Deus. Terceiro: purifique-se pelo precioso sangue do Cordeiro. Quarto: santifique seu coração inconstante.

Se você proceder dessa maneira, o terreno do seu coração estará preparado como o Senhor Jesus o descreve na parábola do semeador. Caso não o fizer, você estará se enganando a si mesmo. Tiago 1.26 adverte: “…enganando o próprio coração, e sua religião é vã.”

Extraído do livro “Pérolas Diárias” (de Wim Malgo)

About these ads

4 Respostas

  1. Queridos, penso que o texto não indica que frequentemente não conhecemos o nosso coração, porém quando diz: Quem o conhecerá? Implicito está que não há homem que o conheça, absolutamente. O único que o conhece e pode “esquadrinhar” é o Senhor. É sempre um engano acharmos que a partir de algum progresso espiritual ou performance nós passamos a conhecer o próprio coração, isto sempre nos conduz a sermos independentes do Senhor. Conhecer o próprio coração é mais um engano do coração, não podemos esquecer que o coração é enganoso mais que todas as coisas, e deseperadamente corrupto, isto tira de nós todo o esforço inútil de querer reforma-lo, devemos desistir de reformar-nos, pode um cego guiar outro cego? muito menos guiar a si mesmo, mas graças a Deus que há um que podemos confiar, o Senhor é o que pode nos esquadrinhar, Ele é o que pode nos sondar e nos trazer luz, só Ele pode fazer isto. Quando diz: Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, Ele está dizendo exatamente que somente Ele pode realizar isto. Você realmente confia que conhece seu coração? Em algum tempo? Jamais. Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! – Jer 17:5 Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros; acautelai-vos da falsa circuncisão. Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte, para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Filipenses 3:2-11

  2. O que nos destingue do animal ?
    “A razão ou o juízo é a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais.”
    (René Descartes)

    “Não é a razão a Luz Natural? Não é ela o Sol que ilumina todas as coisas e em torno do qual tudo gira?” (Kant)

    “Assim, a razão, além de ser o critério para avaliar os conhecimentos, é também um instrumento crítico para compreendermos as circunstâncias em que vivemos, para
    mudá-las ou melhorá-las. A razão tem um potencial ativo ou transformador e por isso continuamos a falar nela e a desejá-la.” (Kant)

    A razão é faculdade de raciocinar, de aprender, de compreender, de ponderar, de julgar; a INTELIGÊCIA.
    Ex.: o homem tem o uso da razão

    É o raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo
    Ex.: através da razão apreendemos certas RELAÇÕES OBSCURAS.
    É a razão que capacita o ser humano a avaliar com correção, com discernimento; bom senso, juízo
    Ex.: o amor intenso fê-lo perder a razão

    No cartesianismo, razão é a faculdade caracterizada por seu poder de discernimento entre o verdadeiro e o falso, ou o bem e o mal, e eventualmente acometível por afecções antagônicas, tais como a paixão e a loucura; bom senso.

    Se tivesse me expressando em Grego, estaria falando sobre o logos; se em latim, estaria falando sobre a ratio; estou me expressando em portugues. Quando Aristóteles disse que o homem é um animal racional, estava dizendo que o homem é portador do logos.

    Se João vivesse no Brasil hoje e fosse escrever o primeiro versículo do evangelho, escreveria assim: no princípio era a razão, e a razão estava em deus, e deus era a razão. (As palavra são colocadoas nessa sequencia, nos melhores textos)

    O coração é enganoso e leva à perdição aquele que se deixa guiar por ele. Um exemplo muito comum é a paixão. Quando um indivíduo se vê apaixonado, fica cego para a realidade que o cerca; e aquela ou aquilo por quem está apaixonado se torna o ser mais importante em sua vida, confiando plenamente neste ser, acima de todas as coisas, até mesmo do próprio Deus. A escolha é sua !

    Um abraço.

    Djalmir

    • Presado Ddjalmir
      O cristianismo é uma religião absolutamente Racional. Quando Jeremias diz que o coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto, ele mostra a essencia do defeito genético adamico herdado pela raça humana. Os mais renomados filosofos em todas as eras, tentaram discernir e interpretar o mundo e a existencia humana. Formularam todas as teorias e logicas possiveis para poder dar ao homem uma resposta convincente sobre nossa existencia e trazer a felicidade ao homem. Não vou nomear todos, pois a lista ficaria imensa e nem discutir suas idéias,(não há espaço) mesmo assim o ser humano está envolto à ignorancia moral e espiritual a despeito da humanidade estar vivendo o ápsi do conhecimento, da educação e qualidade de vida. A miseria, a desigualdade e amaldade impera, pois a origem do mal no homem é interno, independe do externo.
      Todos os teoricos do Iluminismo, “todos”, supunham que uma correspondencia entre a estrutura do mundo e a estrutura da mente humana os capacita a discernir a estrutura inerente ao mundo (universo). O principio Iluminista da razão, portanto, supunha a existencia de uma habilidade humana capaz de conhecer a ordem fundamental de todo universo. Segundo o postulado iluminista, o universo é um reino ordenado e regido por leis naturais.
      Já, os filósofos pós modernistas e a nova ciencia, derrubou as teorias dos filósofos do pensamento Iluminista os quais vc se refere. Até Kant teve que admitir que o homem é um ser moral. Isso porque não poderia admitir que o homem é um ser espiritual. Kant afirmou; “tive que suprimir o saber para obter lugar para a fé” (critica da razão pura).
      Portanto,deveriamos ser mais responsaveis com nossa postura em relação à natureza da razão, e o que fazemos com ela. Em geral as pessoas em sua maioria, exercitam a razão sob a influência da irracionalidade, isso porque nascemos com esse pecado,(se vc preferir), Falha. A razão exige crença na capacidade humana de discernir e realizar escolhas, então, como escolher se elas não sabem discernir o falso do verdadeiro? A Biblia diz que o homem está morto espiritualmente e é incapaz de compreender com discernimento. Anselmo disse “compreendo para crer”, o apostolo Pedro diz que devemos estar preparados para responder a todo aquele que pedir a “razão” da nossa fé.
      A batalha pela fé envolve “conhecer” pelo que se batalha. O evangelho sempre encontrou resistencia, de modo que temos que estar preparados. A mensagem do evangelho é loucura para os sábios, mas para nós é poder, porque pregamos a Cristo e este, crucificado. 1º Corintios.
      Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios, Deus escolheu as coisas fracas para confundir as fortes, escolheu as vis e despresiveis,as que não são para confundir as que são para que ninguem se glorie perante Ele. Os filósofos do Iluminismo e do modernismo bem como suas teorias já morreram. O pós modernismo ai está tentando ruir as bases do cristianismo outra vez. Novamente a história se repete, novas idéias, novos conceitos, tudo para reinventar o pensamento original Platonico de 2500 anos atras. Confirmando as palavras de Jesus, “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, “a igreja Dele”, não a nossa e nem algumas que ai estão, um arremedo de fé irracional.
      Um abraço, com carinho.
      Pedro Barbosa

  3. O amor de Deus não é complexo, nem tampouco o modo como respondemos isso. No mais, de tudo quanto se houve e se lê “retenha apenas o que é bom” e lembre-se, quanto ao trato presente pratique os quatro passos citados no texto como um processo, e não como uma regra vazia, pois se o resultado disso é poderoso ou não já não compete à razão dizê-lo ou mostra-lo, pois ponderar nessas coisas é o que tua razão faz, pois de resto, o que certo homem mui abençoado disse ao falar de Deus e da fé, que a Ele leva, foi: “A fé vem pelo ouvir, e o ouvir da palavra de Deus”, e ainda “pois em nossa pregação não usamos da eloquencia persuasiva da sabedoria, mas do poder de Deus”.
    Seja simples,experimente, “provai, e vede que o Senhor é bom”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: